Livros para bebês de até 18m
Minhas indicações de livrinhos para bebês de até 1 ano e meio com base na minha experiência como mãe de dois.

Caro Leitor,
Escrevo essa carta em homenagem às minhas amigas mães, que sempre estiveram comigo nas tantas dúvidas da maternidades, em tantas trocas e ajudas, todas tão importantes para mim.
Como um agradecimento a todos os aprendizados que já recebi, resolvi falar sobre algo que gosto muito: os melhores livros para bebês de até 1 ano e meio, com base na minha experiência como mãe de dois.
Essa não é a primeira vez que faço uma triagem e indicação desses livros. Uma vez fiz uma sequência de stories no Instagram e tive um retorno inesperado de pessoas que gostaram, outras que compraram, umas que presentearam; e tudo com base no que indiquei. Portanto, espero que você também possa aproveitar.
Não colocarei os livros divididos pelos meses pois, apesar de ser um excelente indicador de quando determinado livro é apropriado para determinada idade, nem sempre é uma estimativa real. Explico: conforme o bebê/a criança tem familiaridade com os livros, ela vai tendo uma capacidade maior de avançar na complexidade deles, vai sentir necessidade de novos desafios. O mesmo acontece com temas. Suponha que seu filho adore dinossauros. Conforme você vai lendo livros de dinossauros, você poderá aumentar a complexidade dos livros desse tema o que não necessariamente aconteceria com um bebê/criança que não está habituado ao tema dinossauros.
Por isso, decidi que a indicação será feita numa sequência, começando a partir de 1 mês de vida e indo até 1a6m, e será feita por blocos de indicação, sendo que cada bloco possui um conjunto de livros.
Vamos lá!
1º - Livros P&B
São os primeiros indicados por terem alto contraste. Quando há a cor vermelha, então, melhor ainda. Ótimos para serem usados no tummy time, há os que podem ser colocados sem apoio (primeiro link abaixo)
Sugestões:
Black & White. O preço esta um pouco salgado agora, mas comprei com um valor muito bom. Fique livre para escolher outro! A ideia aqui é um que de para usar sem apoios e que abra bastante para ser usado no tummy time ou mesmo para distração na hora das trocas de fralda, etc.
Contrastes Fofos - Jardim. A coleção inteira é ótima. Coloquei no link o que comprei em especifico para a minha filha. Costumava colocar pendurado no carrinho, deixava ela brincando com ele na cadeirinha do carro, etc. Esse tem uma vantagem: o bebe pode colocar na boca já que o livrinho é de tecido e fácil de lavar.
2º - Livros Molinhos
Filhotes Fofinhos. Comprei quase a coleção inteira! Meus dois filhos usaram muito! Eles possuem desenhos muito bonitinhos e as costuras são muito caprichosas. Possuem a vantagem do que citei acima, pois também são de tecido (uma qualidade superior, em comparação ao citado) e são fáceis de lavar. Uma excelente aquisição! Acho uma ótima opção de presente, também.
3º - Livros Flip e Sonoros
Esses livros, por serem mais interativos, são bons para as mãozinhas inquietantes e deixam a leitura uma atividade mais ativa que passiva.
Sempre gostei de usá-los no carro, durante refeições e em restaurantes.
Sugestão - Sonoros:
Fazenda. Esse foi um presente. E que presente bom! Tenho deixado no carro e tem sido excelente para o uso assim.
Procure e Encontre - Livro Sonoro Veículos. Esse é um de qualidade, vale o investimento. Também o acho bom pois expande o vocabulário por ter nomes bem específicos dos veículos.
No Oceano. Fez sucesso em casa. Pena que a qualidade já não é aquela coisa toda.
Sugestão - Flips:
Eles são todos bem parecidos entre si. Os desenhos são bem bonitinhos e as abas são bem fáceis para os bebês. Vantagem: o preço deles é ótimo! Não dá dó quando rasgam (natural da idade pois não tem tanto controle da força ainda). O tamanho também faz com que sejam fáceis de serem transportados nas mochilinhas de passeio.
4º - Livros com mix de figuras
O que se move. Tanto esse quanto o debaixo, que são da mesma coleção, são muito bons para vocabulário. As figuras são do cotidiano e, portanto, despertam interesse.
First Thousand Words. Um clássico. As imagens são muito bonitas, num estilo mais “antigo” de ilustração. Descobri recentemente que ele tem em português agora.
5º - Livros já com histórias
A Raposa vai de Carro. Creio que esse foi o primeiro livrinho de histórias que meu filho gostou. Ele prestava tanta atenção! É um que, mesmo mais de ano depois, ele continua pedindo para ler.
O Tigre que veio para o Chá da Tarde. Comprei esse numa pesquisa que fiz sobre livros infantis clássicos e não me arrependi. Quando pego para ler ele aqui em casa com meus filhos, sempre gostam. Mais um de ilustrações num estilo “mais antigo”.
Bem lá no Alto. Mais um livro de repetição. Se você tiver que apostar, esse estilo de livro raramente da errado. Nessa historinha, todos querem o bolo que está, bem, lá no alto.
Lá vem o Ratinho Carteiro. Esse livro possui uma espécie de encanto. Sem dúvida é o livro mais lido de casa.
Gildo. Que sucesso! Se o Gildo já não estiver na sua casa, esta na hora de ter um exemplar por ai.
Spot
Leitor, precisarei escrever uma carta dedicada somente ao Spot, pois já me alonguei demais por aqui. Enquanto isso, já adianto que o Spot se enquadra em todos os blocos que mencionei acima!
Vale lembrar que todas essas sugestões foram as que deram certo com os meus filhos e que cada casa e criança são diferentes.
Espero que gostem!
E por ai, quais livros derem certo nessa idade de 0 - 18 meses?
Até a próxima!
Isadora