Entrada #4: E o mesmo número de dicas de livros para ler nas férias
Para rir, apreciar, prender a respiração e se apaixonar
Férias...tão aguardadas férias. Um clichê e tanto referir-se a esse momento mágico do trabalhador, mas, mais clichê do que dicas de livros para as férias, ah isso não há!
Escrevo esse texto quando ainda não estou em férias, estou deixando-o programado na expectativa de manter o compromisso que firmei perante vocês.
Em casa, pensando, obcecada como estou a respeito desse projeto, fico remexendo nas ideias de textos para escrever aqui. Sinto que tenho represado tantas coisas para falar que me perco. E nem certa estou de que esses temas de fato poderiam se desenvolver em textos dignos para cá. Enfim, é nota mental para aprimorar minha organização de ideia, vulgo o famoso caderninho na bolsa.
Mas, enquanto me debruçava sobre alguns dos vários períodos deliciosos de férias passadas, achei de bom tom trazer essa lista de recomendações. Até porque todo leitor que se preze tem na manga alguns títulos para aquele público querido que o indaga, vez ou outra, com a famosa frase “me indica algum livro?!”.
Eu, confesso, me derreto, fico em êxtase, quando ouço esse pedido.
Então, estreio essa janela de indicações.
Let’s go!
Encontrei esse livro da maneira como mais gosto de encontrar boas leituras: estava tranquila e de cabeça leve após dias de passeio na minha cidade favorita – Nova Iorque – e na melhor cia de viagem – meu marido- olhando a livraria do aeroporto, sem compromisso, enquanto aguardávamos o voo da volta.
Eu sabia pouco, ou quase nada, da Tina Fey. Mas sabia o importante: uma pessoa engraçada. E isso, e o fato de ser um livro de memórias (ou uma biografia? Não sei a classificação exata) era tudo que bastava para que eu o adquirisse e começasse a ler imediatamente.
Digamos que deixou o voo bem engraçado e suavizou aquela tristeza do fim de umas férias deliciosas.
Paratii - Entre Dois Polos: Para se encantar com a beleza
Sou suspeita! Admiro o Amyr Klink.
Quando li Cem Dias Entre Céu e Mar descobri que teria que ler tudo que ele escrevesse. Em Paratii encontrei, novamente, sua escrita leve e envolvente e o olhar atento para as belezas mundanas e para a poesia da natureza.
Paratii é um livro para ser apreciado, para ser lido de maneira mais suave. Engraçado que pode soar conflitante o que direi a seguir pois é, também, uma leitura dinâmica e aventureira.
Em resumo, somente emoções e sentimentos bons.
Curiosidade: encontrei esse livro numa biblioteca itinerante. Olha só que belo, também!
Happy People Read And Drink Coffee - Quem não ama um romance daqueles super fofos?
Um achado despretensioso em um dos meus sebos favoritos, um bem perto da minha casa, local.
Sinceramente, nem li direito sobre o que se tratava. Queria mesmo barganhar uma leitura em inglês num romance daqueles que não precisamos prestar atenção, mas que prendem a nossa atenção. Descobri, no rolar da leitura, uma história gostosa, leve e daquela que nos apaixonamos pelo personagem.
Gostei tanto que a história não poderia ficar com o final dele, precisei adquirir o segundo livro no Kindle.
(se quiserem a continuação, que vale a pena, o segundo livro Don't Worry, Life is Easy é uma graça)
Verity - Um mistério para ficar por dentro da trend
Afinal, Colleen Hoover nunca ficou tanto em destaque como esses últimos tempos1. Ganhei de presente da minha cunhada, que falou que eu precisava ler, que o suspense era literalmente de se arrepiar.
Falarei mais nada, leiam. O medo de dar qualquer spoiler é maior que minha vontade de te convencer dessa leitura.
Fun fact
Enquanto finalizo a escrita desse texto, percebo uma coincidência nos livros que selecionei acima. O número 4, para a quantidade de livros indicado, foi somente um joguinho para combinar com o número do texto da minha publicação, mas nem de longe planejei que cada um deles seria um tipo favorito de meio de encontro das minhas leituras: em viagens; biblioteca itinerante; sebo; presente. Um feliz bônus para encerrar meu texto.