5 livros, 5 mulheres, 5 histórias
Entrada #24. Histórias de mulheres, escrito por mulheres, para o mês das mulheres.
Caro Leitor,
Listas têm seu charme. Há algo de prazeroso em encontrar pontos em comum entre diferentes elementos, seja por semelhanças ou características que se conectam. Além disso, as listas são práticas, diretas, sem rodeios. E como são necessárias! Elas organizam nossos pensamentos, orientam nossos planos e nos proporcionam uma sensação clara de começo, meio e fim.
Agradável, não?
Sou fã de livros de memórias e biografias e, em homenagem ao mês de março, resolvi compartilhar com vocês uma lista com 5 livros escritos por mulheres.
São obras que narram histórias de superação, desafios e enfrentamento de adversidades em contextos nem sempre associados ao universo feminino. Nessas histórias, o poder do feminino faz toda a diferença, e em todas elas podemos extrair valiosos ensinamentos.
Aqui estão minhas sugestões, em ordem aleatória:
1. A Viúva Clicquot, por Tilar J. Mazzeo.
Se você gosta de vinhos, história da França, da era napoleônica e, claro, de mulheres corajosas, este livro é imperdível. A obra conta a trajetória de Barbe-Nicole Clicquot, que assumiu a produção de champanhes em uma época em que o mundo dos negócios era predominantemente masculino. Uma história de resiliência e determinação.
Eu não imaginava a realidade do mundo do vinho em 1790, e posso dizer que a evolução é surpreendente! O livro traz curiosidades fascinantes e revela como essa mulher enfrentou obstáculos imensos para alcançar seu lugar no mercado. E sim, o livro foi adaptado para o cinema – ainda não assisti, mas estou ansiosa! Se você já viu, compartilhe suas impressões!
2. Educated. A Menina da Montanha, por Tara Westover.
Que vida difícil! Essas foram as palavras que mais me passaram pela cabeça enquanto lia este livro. Ele nos faz refletir sobre realidades sofridas que muitas vezes não temos conhecimento, além de nos questionar sobre o que leva uma pessoa a conseguir – ou não – sair de uma situação tão extrema.
Tara foi criada em uma família de fanáticos religiosos, em um ambiente isolado e longe de cuidados médicos e educação formal. Mas, apesar de todos os sofrimentos, sua sagacidade e força de vontade a levaram a um caminho de superação. Uma leitura de muita dor, mas também de imensa esperança.
3. O Castelo de Vidro, por Jeannette Walls.
Assim como em Educated, este livro também conta a história de uma autora que cresceu em um lar marcado por problemas de saúde mental dos pais, mas com a diferença de que a família de Jeannette não tinha sequer moradia fixa. As condições que ela e seus irmãos enfrentaram são inimagináveis.
Quando comprei o livro, fui atraída pela capa (edição americana) e a descrição me instigou. Somente depois de começar a leitura, percebi que já havia visto o filme. A adaptação cinematográfica foi muito fiel, e me trouxe à mente todas as emoções vividas pela autora. Assim como Educated, a determinação da autora em buscar uma vida melhor é o que torna a leitura envolvente. Apesar de tratar de temas tristes, o livro nos inspira com a força e coragem de Jeannette.
4. Minha História, da Michele Obama.
Li esse livro assim que foi lançado no Brasil e simplesmente adorei. A escrita é leve, as histórias são cativantes e o relacionamento de Michelle com Barack Obama chama muito a atenção. E, claro, o ponto de vista dela sobre os bastidores da vida política do marido é algo que todos, imagino, têm curiosidade de conhecer.
Embora tenha algumas críticas pontuais como, por exemplo, uma tentativa cansável de uma formação de imagem do casal, a leitura é muito prazerosa. Não é um livro curto, mas é fluido e nos mantém interessados do início ao fim.
5. Carole King. A Natural Women, por Carole King .
Falar deste livro é um pouco desafiador, pois sou fã das músicas de Carole King. Após assistir ao musical da Broadway sobre sua vida, comprei o livro na loja de souvenirs, sem saber muito sobre ele. Fiz uma breve pesquisa e encontrei a versão traduzida na Amazon.
A leitura pode ser cansativa para quem não tem interesse pela música da artista, já que o livro entrelaça sua vida com sua carreira musical. A história de Carole é uma inspiração, uma jornada de alguém que seguiu seu sonho e ouviu seu talento. É um livro da seção dos favoritos!
Me escrevam com mais sugestões para aumentar essa lista.
Até a próxima!
Isadora.
Adorei as dicas!!!!
Um livro que gosto muito que conta a história de uma mulher incrível, ainda viva, é a Bailarina de Aushwitz!
Na temática da 2ª GM tbm indico o livro Mulheres sem Nome, que conta a história real de 3 mulheres durante a guerra!
Oi. Eu gostei muito do seu post e iniciativa de enaltecer as mulheres. Me interessou ler: A viúva Clicquot (também não assisti ao filme), The Glass Castle e Educated.
Indico A ridícula ideia de nunca mais te ver, da espanhola Rosa Monteiro. Ela mescla sua própria história de superação com a história de Marie Currie. Eu achei sensacional e profundo.